Hidradenite Supurativa
A hidradenite supurativa é uma desordem inflamatória crônica relacionada com a atividade do sistema imune que envolve um tipo de glândulas existentes do folículo piloso.
Justamente por esta relação com os pelos é que as áreas mais acometidas costumam ser as axilas, mamas, glúteos, virilha e região perianal.
Sintomas
A obstrução destas glândulas ocasiona um processo infeccioso local. Por este motivo, muitos pacientes queixam-se de dor, saída de secreção, formação de abscessos e espessamento da pele na região acometida.
Tratamento
O tratamento visa o controle da inflamação e infecções locais, variando conforme a gravidade da doença. Ele consiste inicialmente em medidas gerais relacionadas aos hábitos de vida, controle do tabagismo, perda de peso e realização de higiene e depilação local.
Alguns pacientes precisarão de medicações que bloqueiam alguns hormônios ou diminuem a sua formação, antibióticos tópicos (pomadas), via oral e, inclusive medicações biológicas como o Adalimumab.
Em casos mais severos, o procedimento cirúrgico pode ser necessário para drenagem da secreção ou até remoção das áreas doentes.
Devido esta gama de tratamentos, bem como a possibilidade de diagnostico diferencial com outras doenças como Doença de Crohn, acne, fístulas, dentre outras, o correto acompanhamento e muitas vezes o tratamento conjunto com dermatologista é de extrema importância.
Prevenção
Não há uma forma clara de prevenção da hidradenite supurativa, mas algumas medidas podem contribuir para o tratamento e para evitar a reativação da doença. Dentre elas:
- Uso de roupas mais leves
- Uso de sabonetes antissépticos e desodorantes não irritantes para a pele
- Manter um peso adequado para sua idade, sexo e altura.
Essas medidas visam diminuir o atrito, o calor e a umidade nas áreas afetadas.